Dicas para organizar a escola para o ano letivo de 2013

A escola precisa ficar organizada e a equipe de gestão é responsável por toda organização final e preparação para o início do próximo ano letivo

Final do ano já começa a acenar e você tem várias missões na escola nesse período. Avaliar os planejamentos do 2º semestre, arrumar os armários, jogar fora ou recuperar materiais, entregar ou arquivar documentos, listar o que será preciso providenciar e dar uma devolutiva do trabalho de cada professor (avaliação do 2º semestre)

Enfim tem muito serviço antes de entrar o recesso de final de ano. A escola precisa ficar organizada e a equipe de gestão é responsável por toda organização final e preparação para o início do próximo ano letivo.

Conheça esse plano de trabalho e algumas de suas ações que podem te ajudar nesse momento de finalização de um ano inteiro de trabalho:

Listagem de Alunos para montagem de classe de 2013: Sempre montamos as turmas do próximo ano mesclando as crianças das diferentes classes e os novos. As professoras de infantil 1, coletivamente por período, devem dividir seus alunos em 3 grupos (número de sala de infantil 2 para 2013) considerando as afinidades das crianças (as que são mais inseguras devem permanecer com colegas que lhes deem confiança), aquelas que entram em conflitos sempre (separar) e equilibrar os saberes (é fundamental que as turmas sejam bem heterogêneas). As professoras do infantil 2 farão o mesmo porém em 2 turmas.

Pastas de Relatórios de Avaliação (dos alunos): Os relatórios do Infantil 1 e 2 permanecem na escola, os pais tomam ciência na reunião (se não puderam vir podem marcar um horário para conversar com o professor e ler o relatório). Os professores devem organizar as pastas numa caixa arquivo, por fora fixar uma listagem com o nome completo das crianças. Entregar para a auxiliar de secretaria e ela vai conferir com as fichas de matrícula. Os relatórios do infantil 3 são entregues para as famílias, o professor deve providenciar uma folha com os nomes de todos os alunos e a família assina que recebeu. Cabe ao professor entrar em contato com aquelas que não comparecerem na reunião para virem retirar a pasta.

Reunião de nível: Avaliamos todos os planejamentos desenvolvidos no 2º semestre, validando o que foi bacana e registrando o que não deu certo, o porquê e qual a sugestão, e replanejaremos no início do 2º semestre de 2013.

Avaliação dos Professores: A avaliação do final do ano é bem diferente da do 1º semestre, alguns professores vão para outras escolas, outros vão atuar em outro infantil e alguns continuarão no mesmo, o que precisava ser aperfeiçoado. O que poderia ser diferente já foi apontado para cada professor, agora o momento é de reconhecer o trabalho de cada um e ajudá-los a traçar metas para 2013. Na reunião por nível (professores que dão aulas para turmas de mesma idade) elencamos os aspectos que devem nortear o trabalho do professor, distribuímos um impresso onde cada de nós (colegas e equipe de liderança) vai registrar uma qualidade do colega, o combinado é exaltar as qualidades de cada um. Cada professor recebe o seu e fica sendo um registro de avaliação de final de ano. A segunda parte da avaliação é cada um elencar uma ou mais metas que se propõem a aperfeiçoar para o próximo ano, fica livre para o professor compartilhar com o grupo ou não, é uma decisão pessoal. Eu também elenco algumas metas para minha atuação (o difícil é selecionar apenas 2!!!), uma delas já defini: fazer mais encontros de formação com as estagiárias!

Organização da sala de aula: os professores precisam organizar tudo, conferir e organizar todos os jogos (lavar se possível), os que estiverem faltando peças notificar a direção, alguns podem completar os de outras salas, outros serão descartados por não servirem mais ao seu propósito (quebra cabeça faltando partes). Sobras de materiais (papéis, impressos, etc) podem permanecer na sala para uso no próximo ano ou serem devolvidos para juntar com outros. Um exemplo são as sobras de giz de cera, juntamos de todas as salas e separamos por cor, no recesso das aulas uma funcionária derrete (no micro-ondas) e coloca em formas de diferentes formatos e tamanhos,tubos de vitamina C efervecente, copinhos de acrílico ou outros. Pode-se colocar duas ou três cores (é preciso passar vaselina líquida na forma antes), teremos giz novo feito com as sobras do ano anterior.

Essas são algumas das ações de organização que envolvem professores e funcionários, outras ações que envolvem coordenador, diretor ou a equipe, como preparar a recepção dos professores no início do ano, dos alunos novos, das famílias, por exemplo, mas isso é tema de uma outra matéria.

 

Fonte: Coordenadoras em Ação

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